sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Impossibilidade de Um Negro Ser Racista

Constantemente em rodas de conversas ouço alguém, leia-se branco, dizendo: “Os nego tão ficando racista” (...) “que nego racista”. O “racismo ao contrário” é bastante evocado em discussões sobre o tema; seja para transferir/redimir a culpa ou mascarar as mazelas causadas, exclusivamente, aos negros, pelo racismo. Os brancos estão passando por um surto de coitadismo. Frente a algumas iniciativas negras, nota-se um apequenamento e intensa tentativa de provar que negros estão tão racistas quanto brancos.

Vejamos o que Carlos Moore, em O Racismo Através da História, nos fala,
“... o racismo beneficia e privilegia os interesses exclusivos da raça dominante, prejudicando somente os interesses da raça subalternizada. O racista usufrui de privilégios e do poder total enquanto o alvo do racismo experimenta exatamente a experiência contrária.” Ele continua; “O racista se beneficia do racismo em todos os sentidos: econômica, política, militar, social e psicologicamente. Não somente ele se sente superior, mas vive uma vida efetivamente superior à vida daqueles que ele oprime.”


Carlos Moore

Ora, um negro pode até cometer algum tipo de preconceito contra uma pessoa branca, mas ele nunca cometerá racismo. Para isso ser possível a estrutura dominante mundial, ou no mínimo nacional, precisaria ser drasticamente mudada; os negros passariam de oprimidos a opressores. Aí sim, um negro poderia ser chamado de racista e usufruir “... privilégios econômicos e sociais que são negados à população-alvo.” Deter “... um poder hegemônico, de fato, na sociedade...” Que lhe permitiria “... reproduzir e perenizar as estruturas de dominação sócio-raciais em favor da sua prole e dos seus descendentes genéticos...” C. M. – Racismo Através da História.


Para haver um "racismo negro" a estrutura de poder teria que mudar.

.

No documentário Café com Leite – Água e Azeite? O Antropólogo João Batista Félix resume bem a questão; “Discutir racismo no Brasil é discutir relação negro e branco. E discutir relação negro é branco é: o branco é racista e o negro não é racista. Eu, por exemplo, todo debate que eu vou não engulo mais essa discussão; - ‘Ah, mas tem negro que não gosta de branco’. Tem. Mas ele não é racista porque racismo é uma ação de poder; quem tem poder é o branco.”

Com a falácia de que o negro está racista iguala-se o racista branco com o “racista” negro – notem o perigo que isso representa; podendo um negro ser racista qualquer ação que vise à melhora de condições da raça (termo sócio-político-cultural) negra pode ser acusada de racista; cotas, por exemplo. Portanto, cuidado. Não sejam vocês reprodutores de um discurso de caráter, no mínimo, duvidoso.

26 comentários:

Anônimo disse...

:1 PARTE
O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra vai adotar as Cotas Raciais e as Reparações dos Negros - Afro descendentes brasileiros.
Jornal do Povão entrevista o candidato José Em-$erra
O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra disse que no seu Programa de Governo vai adotar as Cotas Raciais e as Reparações, copiando as indenizações que os judeus receberam após o Holocausto da 2º Guerra Mundial, no caso dos negros seriam indenizações pelos 400 anos de escravidão negra no Brasil. O Sr. José n-$erra havia escrito um manifesto (NENHUM GENOCÍDIO (MENOS OS DOS NEGROS)DEVE SER ESQUECIDO) - POR JOSÉ EM- SERRA, Publicado na Folha de São Paulo, Opinião, em 24 de abril de 2009) contra os negros afro-descendentes brasileiros e negando suas reivindicações e concordava com Senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que disse a estupidez defendendo que a miscigenação no Brasil se deu de “forma consensual” (ESTRUPO) e que também era contra as cotas raciais: ''Nós temos uma história tão bonita de miscigenação .(Holocausto Negro de 500 anos)(Fala-se que) as negras foram estupradas até hoje pela discriminação, exclusão social e econômica(...). Ainda segundo o jornal, o DEM considera as cotas inconstitucionais, pois iriam contra o princípio da igualdade (qual e de quem?)
Jornal do Povão: José Em-$erra, o que aconteceu com você para mudar de opinião? Você sempre foi contra as cotas raciais e benefícios á favor da raça negra afro-descendente brasileira, alias você dizia que isto era inconcebível, que os Movimentos Negros queriam dividir o Brasil em duas cores, negros e brancos, que isto era ridículo, que raça não existe, o que existe é o ser humano. (que tem cores diferentes) uma foi escravizada e injustiçada de todas as formas e sentidos e outra não foi eai,eai,eai.
José Em-$erra: Isto é uma grande mentira, é uma calunia da oposição de quando era posição.
Jornal do Povão: Mas, calma lá que confusão é essa?
Jornal do Povão: José Em-$erra: Quando eu era Governador, eu era posição e eles eram oposição. Então, o Sr. Era oposição da oposição do Presidente Lula
José Em-$erra; aquele comunista, bebum, ateu e comedor de criancinhas.
Jornal do Povão: Pêra lá, o Lula é católico.
José Em-$erra: Lula é católico, alcoólico e corintiano macumbeiro.
Jornal do Povão: Poxa, o Sr pegou pesado.
José Em-$erra: Não, nós temos que assumir, eu, por exemplo, como todos sabem, que eu sou Palmaresense.
Jornal do Povão: Não seria Palmeirense?
José Em-$erra:Não, isto quer dizer o Palmeiras é um Quilombo.
Jornal Povão: quer dizer que o Sr. está visando o voto do eleitorado negro de qualquer maneira?
José Em-$erra: é mais uma calunia, eu sou Zumbi desde criancinha, tanto que eu fui batizado na Igreja Católica, Evangélica, Judaica pela minha mãe e pela minha mãe de leite Tia Anastácia na Umbanda. Por que você acha que eu tenho a boca deste jeito? Porque quando eu era pequenininho,a teta era muito grande. Por isso eu tenho boca de chupar chupeta,eu me acostumei a mamar na teta do povo, inclusive a minha amizade com os negros é antiga, tanto que quando garoto nós saiamos para roubar na região, frutas e etc. Só que eles eram presos e eu ficava solto. Repassando estes produtos na barraca do meu pai.
serracista.blogspot.com - JORNAL DO POVÃO
jornal.povao@bol.com.br / 15 MILHÕES E-MAILS NEGROS

Anônimo disse...

2º PARTE
O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra vai adotar as Cotas Raciais
Jornal do Povão: Interessante, dá para entender a sua promissora carreira.
José Em-$erra: (O Médico e Monstro) Minha vida é um livro aberto, não sou corrupto, ladrão-honesto, sou do bem (mal) e eu não tenho duas caras. O que eu prometo, eu não cumpro e coisas que eu prometi que não iria fazer eu fiz.
José Em-$erra: Vendemos e privatizamos grandes empresas, criamos mais postos de pedágio, tirei verba da educação, cultura e saúde, dei cargos para minha família, parentes, amigos pessoais e partidários. Negociei bastante, até coloquei o meu amigo pessoal Paulo Vieira Souza (Paulo Preto é racismo?) para desviar R$ 4 milhões destinados à minha campanha, dei à sua filha Tatiana Souza Cremonini ( Pretinha Demo Tucaninha), um cargo a ela no meu gabinete e na Segurança, que eu investi e é para proteger a nossa Elite e povo esqueci, eu falei que ia dar cargos aos negros e não dei, mas se eu for Presidente eu darei, por isso lutarei pelas cotas raciais, e tudo aquilo que o negro tem direito?
Jornal do Povão:O seu vice o Deputado Índio da Costa (Índio Rico), todos sabem que ele liderou o Movimento da Câmara Federal contra as cotas raciais, sendo que este Movimento era patrocinado pela Elite, o grupo de extrema direita e conservadores, ruralistas, racistas, fascistas, nazistas e judeus sionistas, além da grande mídia como a Globo, Bandeirantes, SBT, Record, Cultura e Rede TV, rádios e jornais como a Grupo Abril, Folha, Estadão,$$$$etc, como o senhor que até ontem estava junto a eles?Agora se virou contra estes?
José Em-$erra: Não, eu até consegui convencer o super racista Índio da Costa( O bonitinho, mas ordinário) ser meu vice, porque o DEM o nosso grande aliado mais o PPS, PTB, e outros grandes ou pequenos igual a nós racistas (Kus Kux- Klan (Instituto Millenium )do Lebron-Morumbi) , nós sabemos que para conseguir a vitória, precisamos dos votos da negraiada que são 55% do eleitorado brasileiro, porque nas duas vezes em que o Lula ganhou de nós, ele ganhou com o voto dos negros afro-descendentes, então para conquistar isso, nós fazemos qualquer coisa, vamos á macumba, roda de capoeira, toca pandeiro no pagode e cuíca nas escolas de samba, dançamos ah moleque!, o reboleixon e até o créu, freqüentamos aos churrascos do goleiro Bruno, vamos ao culto das Igrejas Evangélicas PretaPentecostal, vamos nu baile funk e dançamos o funk do caveirão, tá tudo dominado é MC $erra 45 , vamos na favela beijar as criancinhas, até pinga pro Exu estou oferecendo e virei sócio da Gaviões da Fiel, adotei o Urubu do Flamengo como amuleto da sorte, comprei um CD pirata do Mano Brown O Ra$erraonial MC, to que nem a Daniela Mercury fui á Bahia dancei axé e cantei A cor desta cidade sou eu, viva o pelourinho ILÊ AIyEU, Timbalada, Olodum, pus abada comi carajé, no Maranhão cantei reggae botei uma peruca de igual ao Bob Marley, fumei até um baseado prá da clima,to integrado na parada...
Jornal do Povão: Poxa, o Sr radicalizou de vez!
José Em-$erra:É que eu troquei meu marqueteiro, antes era o Nissan Guardamais, agora é o judeu americano Jacó Making All Money (Faz-tudo-por-dinheiro), ele era da equipe que elegeu o Neguinho Barack Obama no Estados Unidos.
serracista.blogspot.com - JORNAL DO POVÃO
jornal.povao@bol.com.br / 15 MILHÕES E-MAILS NEGROS

Anônimo disse...

4º PARTE
O Candidato a Presidência do Brasil José Em-$erra vai adotar as Cotas Raciais
Jornal do Povão: Mas o Sr nunca fez nada, nem como Prefeito e nem como Governador, nem uma secretaria e não deu nenhum incentivo para a comunidade negra paulista, e o Henrique Lobo seu líder disse que os negros para evoluir irão precisar de mais 500 anos.
José Em-$erra: Se eu e meu Vice Governador Alberto Goldman que é judeu, não acreditamos em Jesus Cristo, conseguimos passar por Franciscanos para enganar os cristãos paulistas, o resto do pais é mais fácil, nosso aliados os DEMônios e PPS do Diabo Freire que causam e exploram a miséria do povo brasileiro, e nós Tucanos hienas sabemos ganhar a eleição.
José Em-$erra: Você acha que eles irão acreditar nisso?
José Em-$erra:Olha, eu comecei minha carreira política com o meu pai vendendo fruta na feira, casei com uma mulher chilena judia, digo que é cristã brasileira e mentindo virei Prefeito, Deputado, Senador, Governador, Ministro, Chefe do HenriCão Cardo$o e agora só falta ser Presidente... Consegui o possível e o impossível sou candidato das Elites,mas são os pobres que me elegem, consegui unir os evangélicos e católicos, contra a Dilma até os gays, pedófilos, emos e um monte de porcarias, eu conquistei, do norte ao sul de leste ao oeste, são todos $erra. Agora só faltam os negros. Todos falam que no meu palanque, só tem branco cheiroso, o que é uma calunia dos ateus. Vocês já viram quantos pretos (capitães de mato) tem na minha propaganda? Coloquei até um negrão gay como apresentador, para sacanear a comunidade negra no bom sentido, pedindo votos me elogiando, o povo até anda falando que eu sou alto, bonito, honesto e cabeludo. Eu fui benzido pelos orixás da Bahia, do Bispo evangélico Valdomiro Santo Tdiabo (o Edir Macedo Preto)aos Bispos negros do capeta tão me apoiando,minha filha Verônica $errandolare$$$$$ e a minha esposa a chilena judiadora Mônica Abortista $erra, que inclusive carregou a Nossa Senhora da Aparecida a Santa Negra Padroeira do Brasil para abençoar minha candidatura.Se Henricão Cara,d,o$$o que era ateu conseguiu ser Presidente e se reelegeu, calcula eu com o apoio deste e de todas as religiões e o marketing judeu.Estou eleito, vou até convidar os afro-descendentes Presidentes Barato Obama e Hugo Chavéco para minha posse Temos que unir o Brasil+Haiti ( Salvar as elites e punir os pobres). O meu slogan é: Vote José Em-$erra para Presidente!$erra é calibre 45!!!
serracista.blogspot.com - JORNAL DO POVÃO
jornal.povao@bol.com.br / 15 MILHÕES E-MAILS NEGROS.
OS NEGROS AFRO-DECENDENTES O POVO UNIDO JAMAIS SERA VENCIDO .
AGORA É DILMA PRESIDENTE.CHEGA DE RACISMO, SEGREGAÇÃO
, IMPERIALISMO FACISTA JUDAICO SIONISTA, GLoBALIZAÇÃO PERVERSA,
PATRIA INDEPENDENCIA OU MORTE VENCEREMOS.VIVA BRASIL PARA POVO BRASILEIRO! VIVA ZUMB!,LULA, DILMA PRESIDENTE É NÓS.
................................................................................................................................
CAMPANHA NACIONAL PRÓ SERRA.
SERRA EM-SERRA,
POR FAVOR, PARA O BEM DO BRASIL?

Anônimo disse...

Eu não sou racista, pq racismo da cadeia e cadeia é coisa de preto!!!

Deixa de ser racista negão.

vc discrimina os brancos em seu post, ou seja vc é racista sim!!!

Richard Christian disse...

racistas atacando o blog com piadinhas? é sinal de que temos razão e estamos no caminho certo

EtniaBrasileira Zaruty disse...

Como Mulher Negra,AFIRMO!!Os negros são os maiores racistas atualmente,querem usar das cores de suas peles para benefícios racialistas sem nenhuma fundamentação lógica!Afinal somos todos iguais perante a Lei,sim ou não?Infelizmente o Oprimido virou Opressor!!

Richard Christian disse...

os negros são racistas? quem os negros matam por considerem inferiores? quem os negros humilham e prejudicam o desenvolvimento? que poder os negros têm pra oprimir alguém?

EtniaBrasileira Zaruty disse...

Me Diga então qual "negro" BRASILEIRO foi morto pela cor de sua pele!!melhor ainda me diga quem e "branco" aqui no Brasil???O povo judeu sofreu pelo pensamento de superioridade RACIAL,e sinceramente ser judeu não e sinonimo de inferior,sinceramente e muito feio ver esse tipo de mentalidade vinda do próprio negro...Lembre-se a nossa historia Nacional e Brasileira e não Americana..

EtniaBrasileira Zaruty disse...

Outra ,Nahan dos Santos,assuma a sua mestiçagem!A negona aqui sou eu e nem por isso estou fazendo o papo de Mama África...Raça negra não existe,se isso fosse verdade mestiços de cor de pele como a sua não seriam aceitos como negros no Brasil...

Não existe um perfil estético que defina um cidadão Brasileiro,por isso falo que somo únicos e todos juntos fazemos parte da Etnia Brasileira,mais esse e o nome que criei para o meu projeto,o seu e "Ofensiva Negritude" o meu e "Etnia Brasileira",o seu se limita a cor de pele o meu não!!!Falamos do Brasil e valorizamos a Multiplicidade Étnica Cultural Brasileira,quando entrar no site,peço que por favor antes de ser racista,me envie um e-mail direto ou pelo menos leia a proposta do projeto...Por isso digo não existe grupinho mais unido para brigas de fundo racista como os "negros" de hoje...e o pior que são um bando de mestiços querendo cantar de afro sem ser!!!Nem africano autentico e tão racista como alguns daqui do Brasil!

Náhàn Órí-Âfrìkà´ disse...

"Etnia Brasileira"
Primeiramente, seja honesto e publique meus comentários em seu site.
Segunda coisa, não torne isso um debate pessoal.

Esses seus posts só confirmam o que escrevi, o "projeto" Etnia Brasileira para se auto-afirmar ataca o movimento negro.

Sem mais.

Lumahish disse...

Nahan e Richard, ela só ataca nos blogs e sites alheios. No dela ela trava, Tem medo de verdades. como só quer holofote e faa, só publica quem tem elogiaos a ELA.
Mas toca se pendurar em meio à negrada combatente feito papagaio de pirata. Nunca vi pessoa mais insolente, falsa, trambiqueira e aproveitadora como ela. Falo de Lívia Zaruty, vulgo Etnia Brasileira.
Melhor vocês aceitarem todas as falas delapq eu estou documentando tudinho!
Ela vai em todo canto escrever merda, depois fica choramingando que vai processar pq tocaram no nome dela e o escambal.
Moça sem caráter algum! Preta pelega.

Afrocoitadismo não! disse...

Quanta ignorância! Tentativa frustrada de mpstrar que os negros não são "racistas". Pode até ser, porque racismo não é aviltar ou maltratar alguém em virtude de raça, mas proibir alguém de um direito que lhe compete. Isso faz total diferença. Aquele é crime de injúria e este, de racismo. Sendo assim, pode até ser que um negro não seja racista e ainda assim continue sendo um preconceituoso. Vale lembrar que não são raros os exemplos de negros que se tornam ricos e se casam com brancas. É só olhar para a mídia. Artistas, jogadores de futebol, pagodeiros e afins. As pessoas deveriam procurar se informar sobre o que é realmente racismo para não escrever uma coisa sem nexo como esta. Chega de afrocoitadismo e vamos à luta, pessoal! Negro que estuda passa em vestibular e concurso sem cota, porque prova não olha cor. Chega de se esconder através da pele pra dar desculpas. Se todos somos iguais, vamos provar isso de forma decente, sem dizer coisas infundadadas e equívocas.

Afrocoitadismo não! disse...

Etnia Brasileira disse...

Me Diga então qual "negro" BRASILEIRO foi morto pela cor de sua pele!!melhor ainda me diga quem e "branco" aqui no Brasil???O povo judeu sofreu pelo pensamento de superioridade RACIAL,e sinceramente ser judeu não e sinonimo de inferior,sinceramente e muito feio ver esse tipo de mentalidade vinda do próprio negro...Lembre-se a nossa historia Nacional e Brasileira e não Americana.. [2]

Concordo plenamente com a Etnia Brasileira. Em vez de continuar com essa bobeira de cor de pele, basta olhar para o povo judeu. Foi perseguido, humilhado, massacrado pelos outros povos e vejam hoje como está Israel. Foco das atenções internacionais, com um povo culto, inteligente e capaz. Ao invés de se autocomiserarem como os negros, eles vão à luta e mostram que não são inferiores. É isso que os negros devem fazer.

Adomair da Silva (Adomair O. Ogunbiyi) disse...

A sociedade brasileira é controlada por um sistema dominador dos meios de produção social, ou seja, da educação, da habitação, da saúde, da indústria, do comércio, dos latifúndios, dos meios de comunicação etc., com formas modernas, dentro da dominação capitalista, de dominar e justificar a opressão e a exploração.
Este sistema é controlado pelas classes dominantes, - as elites – as quais pensam a sociedade brasileira dentro do ponto de vista étno-eurocêntrico, portanto, como branca, européia e cristã. Neste prisma, ignorando os demais segmentos, emana a afirmação da superioridade racial branca sobre os não-brancos.
Pode-se concluir, em rápida análise, que a racialização, da sociedade brasileira, tem seu nascedouro nesta visão de mundo que permeia as classes dominantes, e não na “onda negra” contemporânea temida por uma insignificante parcela de “iluminadas/os” que pretendem a continuidade somente de políticas públicas universalistas que, vem atravessando séculos, e, em pleno século XXI, não conseguem retirar da situação de desigualdade grande parcela da população brasileira, onde negras/os são a maioria.

Anônimo disse...

Um negão que casa com uma loirinha pra branquear os descendentes ou ascender socialmente é o que?

Anônimo disse...

Ah, vcs são ridículos. Vocês é que são racistas. Vocês são paranóicos e vêem racismo em tudo

Anônimo disse...

Oi. Moro na África. É possivel um negro ser racista sim. Aqui a situaçao difere da do Brasil em certos aspectos. O negro tem sua cultura, sua identidade e nao se sente diminuido no sentido de se ver como um peixe fora d'agua que nunca se encaixa em nada como alguem aceitavel. Aqui ele se encaixa e ele tem o lugar dele caso aconteça de nao ter lugar em algum lugar. Aqui ele tem as raizes. E enquanto no Brasil ha muitas pessoas que nao sao negras e se dizem negras (como filhos de negros com nao negros), aqui negro é NEGRO. Quem é filho de negro com outra etnia é MULATO (no caso de Moçambique, e em países de lingua inglesa é chamado de COLOURED). E aqui ha NEGROS que cometem racismo a ponto de dizer que "esses brancos, indianos, e MULATOS não são gente". Pessoas como Aparecida Petrowky, Tais Araujo e Sheron Menezes, alem de Bob Marley, por exemplo, sao considerados meros MULATOS por aqui, independente do que eles digam, e sofreriam racismo em ambientes de maioria negra, sim. De qualquer jeito a situaçao aqui esta bem mais respeitosa que aí, pois eu sou cabocla e transito por todos os grupos e todo mundo se dá bem, enquanto no Brasil o negro é visto como um cidadão de quarta categoria. Isso é muito mais que herança da escravidao, é uma ideologia proposital vinda das elites que desprezam não apenas etnias mais escuras como negros, indios, arabes, indo-paquistaneses, mas também "raças brancas" (segundo eles) que são consideradas "inferiores", como os eslavos (que sofreram uma boa limpeza etnica desde o inicio do seculo XX).

Richard Christian disse...

mulato e coloured, assim como caboclo, são termos inventados por quem? em que momento esta divergência entre negros "puros" e "mestiços" foi colocada a cabeça do nosso povo? em benefício de que sistema?

sobre o "racismo" contra brancos, é como dizia Malcolm X: "os brancos serão considerados seres humanos à medida que agirem como tal em sua relação com os negros." pq devo considerar gente quem não m trata desta maneira?

Unknown disse...

o professor doutor carlos moore é realmente dificil de se entender,se racismo é a teoria burra da superioridade de uma "raça"(deve ser etnia,pois raça só tem uma ;a humana.)sobre a outra,é claro q existe racismo praticado por qualquer etnia,apesar dessa idiotice ser inventada por brancos com o apoio do catolicismo.professor,existem negros racistas sim,basta ir nos EUA,Zimbabwe e em outros páises africanos q estão cheios de grupos de negros racistas.

Silveira disse...

Quando Obama foi eleito presidente dos EUA, no Quênia isso foi motivo de piada. Isso porque, no Quênia, ele jamais poderia ser uma autoridade: pertence à etnia Luo, considerada inferior pela etnia dominante (Kikuyu). Isso é apenas um exemplo para demonstrar que quem diz que negros não podem ser racistas desconhece profundamente a realidade africana. Preconceito étnico existe em qualquer lugar do mundo. Não se deve aceitá-lo, mas não sejamos hipócritas ao ponto de dizer que negro não pode ser racista.

Anônimo disse...

Primeiro, gostaria muito de parabeniza-lo, achei o texto incrivel, lúcido, faz todo o sentido. Estava em busca de um texto assim há muito tempo.
Eu acho que as pessoas não entenderam seu texto, só pode. Acho que ele diz que no caso do Brasil, de fato, um negro não pode ser racista, é só pestar atenção no texto. Se existem negros racistas ao redor do mundo, não é importante para esse texto. A análise é sobre o contexto brasileiro.
É incrível como que algumas pessoas ignoram o fato de que 80% das pessoas que morrem hoje no Brasil são negros jovens pelo simples fato de serem negros. É incrivel como, num país de maioria negra, apenas uma pequena parte dos que requentam universidades pubicas sejam negros. É algo que me dá vergonha. Isso porque segundo algumas pessoas o Brasil não é um país racista, pois é, imagina se fosse...

Unknown disse...

Gosto do que diz Morgan Freman que espera pelo dia que ele seja somente o Morgan Freman, não o negro que é bom ator.

Unknown disse...

acho que estou um pouco atrasada Pq esse post é antigo né haha ..mas o tema é muito relevante e atual ..então aqui vai!!estou escrevendo Pq hoje surgiu esse assunto durante uma conversa entre amigos e eles conseguiram entender quando eu expliquei Pq o racismo reverso não existe ..mas um deles me questionou :"quando um negro discrimina outro negro ele não está praticando racismo então?" -ficamos discutindo sobre isso ..mas apesar de acreditar que um negro não pode nunca ser racista , isso me fez pensar e então decidi procurar algo que explicasse melhor sobre isso ..mas não achei nada que argumentasse bem sobre esse assunto ..então gostaria de saber de vocês ..oq pensam sobre isso ?! -
Ps: parabéns pelo texto -já compartilhei várias vezes ..e sobre os racistas nos comentários só digo uma coisa,não passarão!!

Unknown disse...

Perdão, mas seu texto está errado até porquê, em solo africano, tem negros que odeiam negros por causa de tribo(etnocentrismo.)Algumas tribos tem um ódio grande contra uma outra determinada tribo(hutus vs tutsi, negros arabizados contra as tribos de Darfur)que faz com que entrem em guerra. E até o caso de negros atacando brancos tanto na África do Sul como no Zimbábue.

Portanto, qualquer ser humano é capaz sim de ser racista.


nisof disse...

No Brasil todas as raças se misturam, só os judeus não se misturam com ninguém e com negros menos ainda! Até agora não vi judeus casados com negros! O resto e blá, blá, blá!

RICARDO AZEVÊDO disse...

​Perdoe-me por não concordar com sua opinião, mas quero lhe fazer uma proposta:
De todas as mulheres negras que são famosas (cantoras, atrizes, modelos, apresentadoras,
repórters e personalidades de um modo geral), quais delas usam o cabelo natural?

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul