sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Raça ou Etnia?

Há uma grande controvérsia em torno deste tema. O termo raça referindo-se a humanos está abolido? Posso falar em raça negra sem ser tachado de atrasado? Enfim, eu pertenço a uma raça ou a uma etnia?
Com este artigo pretendemos fomentar o debate e agraciá-lo com nossa opinião.
.
.
Raça

Bem, não iremos nos deter muito ao surgimento da distinção dos seres-humanos por raças. Esta foi uma construção histórica para subjugar e justificar tal dominação das “raças superiores”.
No entanto esse conceito, biologicamente, deixou de existir a partir da metade do séc. XX. O termo etnia surgiu como alternativa para a lacuna que foi deixada.
.
.
Etnia
.
Derivado da palavra grega ethnos (povo), etnia é um grupo de pessoas que se diferenciam das demais por afinidades culturais, históricas, lingüísticas, morfológicas...
“Uma etnia é um conjunto de indivíduos que, histórica ou mitologicamente, têm um ancestral comum; têm uma língua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão; uma mesma cultura e moram geograficamente num mesmo território.” Prof. Dr. Kabengele Munanga.
.

Portanto, não existe somente uma etnia negra ou uma branca, dentre os negros existem várias etnias (zulu, xosha, banto, tapua...), dentre os ameríndios também (tupinambá, caigangue, tupi guarani...) e assim sucessivamente.

.



Mulheres zulus, uma das várias etnias negras, da África do Sul
.

Mas e agora, raça ou etnia?

Biologicamente não há nenhuma diferença entre os humanos para justificar uma possível separação por raças, no entanto, os integrantes de uma etnia não devem apenas serem da mesma cor. Afinal, qual termo usar?
.
O Prof. Dr. Kabengele nos explica que “Alguns biólogos anti-racistas chegaram até sugerir que o conceito de raça fosse banido dos dicionários e dos textos científicos. No entanto, o conceito persiste tanto no uso popular como em trabalhos e estudos produzidos na área das ciências sociais. Estes, embora concordem com as conclusões da atual Biologia Humana sobre a inexistência científica da raça e a inoperacionalidade do próprio conceito, justificam o uso do conceito como realidade social e política, considerando a raça como uma construção sociológica e uma categoria social de dominação e de exclusão."

Carlos Moore diz o seguinte, "Raça é um conceito, uma construção, que tem sido às vezes definida segundo critérios biológicos. Os avanços da ciência nos últimos cinqüenta anos do século XX clarificaram um grave equívoco oriundo do século XIX, que fundamenta o conceito de “raça” na biologia. Porém, raça existe: ela é uma construção sociopolítica."
.
Para o Dr. Kabengele, a palavra etnia virou um termo politicamente correto frente à raça, porém essa troca não muda a realidade do racismo, pois “as vítimas de hoje são as mesmas de ontem e as raças de ontem são as etnias de hoje.” Ou seja, “o racismo hoje praticado nas sociedades contemporâneas não precisa mais do conceito de raça ou da variante biológica, ele se reformula com base nos conceitos de etnia.” Pois este termo não acabou com a hierarquização das culturas, que é um componente do racismo.

Prof. Dr. Kabengele Munanga


Concluindo

Raça como uma construção sócio-política continua existindo, pois o conceito etnia não preenche as lacunas que o possível banimento do termo raça deixou. Segundo Carlos Moore, “Negar a existência da raça, portanto, é um absurdo, ao qual somente se pode chegar através de uma postura ahistórica."

Portanto, não está falando uma grave besteira quem se autodenomina da raça negra ou usa a palavra raça em seu vocabulário.
E você prefere raça ou etnia?

.

20 comentários:

EtniaBrasileira Zaruty disse...

Somos UNICOS,somos TODOS Etnia Brasil!!

Não é possível dividir os brasileiros, um povo essencialmente miscigenado e misturado, entre diferentes origens ameríndias, europeias, africanas e asiáticas. Nenhuma política racialista promotora de pequenos apartheids, em termos de políticas públicas, consegue resultados ao longo do tempo. Políticas racialistas só podem reforçar ideias racialistas ou racistas, privilégios inconstitucionais. A ETNIA BRASILEIRA é uma síntese universal da história brasileira e o racismo só pode ser desconstruído e combatido com o resgate da cidadania e políticas universais de com­­bate à pobreza. A nossa miscigenação, histórica ou consensual ao longo de mais de 500 anos, foi um dos fatores centrais para a existência do Brasil. Um país que deve ser cada vez maior e mais justo para todos, sempre com o esforço e a dedicação de todos.
Ricardo Costa de Oliveira, sociólogo, é professor da UFPR

Richard Christian disse...

faltou dizer que esse professor é branco.

se políticas universalistas dessem certo não haveriam desigualdades raciais no Brasil, uma vez que elas vêm sendo implementadas desde sempre.

EtniaBrasileira Zaruty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EtniaBrasileira Zaruty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EtniaBrasileira Zaruty disse...

Desculpe,removi os outros 2 comentários pois não havia entendido o fundo da pergunta!!rs..Sinceramente não julgo as pessoas pela cor de sua pele,Ricardo Costa de Oliveira,e um professor Nascido no Brasil professor da UFPR,e sinceramente no seu currículo profissional de analise antropologica não havia a opção "Qual e a sua raça" ou "Qual e a sua cor de pele" ou quem sabe uma fotinha 3x4,incluída com certidão de Nascimento!!Desculpe mais não tenho preconceito racial contra pessoas de cores de pele diferentes da minha..


Quanto ao professor Kabengele Munanga que nem Brasileiro é....Casou com "branca" e como todos tem filhos mestiços!!E acredito que tb o mesmo não cultiva nenhum tipo de racismo contra pessoas de pele "branca"!

*********************************

Não irei citar nomes...Mais tem muita gente ganhando MUITOOOO as custas da ignorância do povo...

Se a educação Brasileira não melhorar,somente a classe media "negra" e afins vão se beneficiar com esse papo politico de midia sensacionalista...

Blade disse...

Se somos todos da mesma suposta etnia brasileira como pode haver discriminação em função de raça no Brasil?

Baseado nas palavras de Ricardo Costa de Oliveira tanto eu quanto meus amigos fenotipicamente brancos pertencemos a mesma etnia (brasileira) porém eles não sofrem racismo. Eu sim. Como pode haver racismo no Brasil se somos todos únicos, todos pertencentes ao mesmo grupo étnico?

EtniaBrasileira Zaruty disse...

Infelizmente o racismo ainda existe por conta da IGNORÂNCIA falta de informações das pessoas, infelizmente...

A real que somos todos uma mistura, e cabe a cada um cair da real e ESTUDAR sobre esse tema...

Richard Christian disse...

quem estuda sobre a formação étnica da sociedade brasileira sabe que a miscigenação foi promovida às custas do estupro de indígenas e negras e o sentimento mestiço nada mais é que uma tentativa de ser aceito pela classe dominante branca se afastando dos grupos inferiorizados na hierarquia racial.

cire disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cire disse...

Se o conceito de raças humanas não existe biologicamente (cientificamente) este é um conceito equivocado. Cientificamente falando, uma mentira criada e difundida não se transforma numa verdade. Se admitimos que raça existe porque este conceito foi criado historicamente, poderíamos supor que muita coisa exista, só pelo fato de ter sido criada historicamente (fadas, anjos, lobisomem, criacionismo, geocentrismo, magia, etc.). Se o conceito de raça existe, este não tem absolutamente nada de científico, porque é um equívoco histórico usado para afirmar a superioridade de um povo (ou etnia) em relação a outro. Portanto, está sendo ahistórico quem afirma a existência de raças humanas, sendo que a espécie humana não é dividida em raças, como é a dos elefantes, rinocerontes, etc.

Unknown disse...

Por que África é o mais miserável Continente!

Jama Libya disse...

Atriz ex-cotista Ruth de Souza!
Apesar de uma das maiores atrizes brasileira, sempre foi uma Capitã de Mata ou Cunhã da Casa Grande Rede Globo. Atriz negra de alma branca Ruth de Souza ela referida pelos movimentos negros e críticos de ser o Pelé do mundo artista negro e fazer propaganda do poderoso chefão o judeu Ali Kamel diretor da rede Globo e autor do livro racista "NÃO SOMOS RACISTA" a bíblia da discriminação e preconceitos e exclusão dos afro-brasileiros, ela diz que as cotas raciais são esmolas, caridade que é vergonha e humilhação e que alunos negros afros e indígenas que precisam entrar por méritos nas universidades e faculdades e não por coitadismo. Este discurso é um dos mandamentos das elites dominantes para eternizar os negros afros brasileiros nas camadas inferiores no Brasil. Atriz ex-cotista Ruth de Souza porta voz e fiel colaboradora do sistema Globo de segregação racial brasileira. Ruth de Souza que valor é mérito e moral vosso, sendo que a maior parte dos seus papeis foram de serviçal e de marginalizada, alias as atrizes brancas do Globo tem núcleos de atores, ONGs, e fundações. A Ruth de Souza senhora tem 70 anos de vida artista e qual é seu núcleo de atores na TV Globo e a sua Fundação ou ONGs que preside o melhor que porta você tem aberta, para que nos negros afrodecendentes possamos entrar e usufruir. Atriz Ruth de Souza não teve capacidade ou não quis e pior, opina e faz campanha contra as cotas, mas em 1948 recebeu bolsa de estudo da Fundação Rockfeller que era e são cotas desta fundação a jovens e pessoas com talentos para países aliados do 3º mundo e como cotistas Ruth de Souza fica um ano nos Estados Unidos, estudando na Universidade de Harvard , uma universidade exclusiva para negros, em Washington e na Academia Nacional do Teatro. Tem um ditado africano banto que diz que "A cobra venenosa mata e morre com seu próprio veneno" infelizmente a senhora servindo os racistas seculares nossos opressores. A senhora Atriz Ruth de Souza os negros do Brasil são muito bons gentis e cordiais sairão da escravidão sem nada, alienada, lesadas e marginalizados. Viam amistosos chegar às emigrações na benção para um mundo melhor a estes e que era negado a nos recém saídos do maior holocausto da historia deste planeta em quatro séculos de escravidão negra brasileira. Hoje a política cotas chega com mais de cem anos de atraso para centenas milhares de jovens as cotas é uma bênção e não maldição da vergonha e injustiça. Assim como foi para milhões de imigrantes! Ruth de Souza as Cotas foram dadas pela Monarquia e a Republica sem méritos nenhum aos emigrantes europeus e asiáticos favoreceram milhões de estrangeiros

Jama Libya disse...


2º) Atriz ex-cotista Ruth de Souza!


Assim como foi para milhões de imigrantes! Ruth de Souza as Cotas foram dadas pela Monarquia e a Republica sem méritos nenhum aos emigrantes europeus e asiáticos favoreceram milhões de estrangeiros. (A maior parte destes viviam nas misérias causadas pela guerra, desemprego, epidemia, acidentes geográficos, perseguições política e religiosa e entre estes havia máfias, grupos racistas e muita gente na ignorância, doentes, bandidos, psicopatas e ilegais, sem meritória nenhuma) O Brasil é uns pais feitos da escravidão e por cotas para Europa, Ásia e América no caso dos EUA. Com incentivos do governo brasileiro do Imperador Dom Pedro II a estes Confederados escravagistas derrotados na Guerra de Secessão (1861-1865) que libertou os escravos. Com 3.000 americanos brancos de1866 a 1868 que vieram as famílias brancas e vetando pessoas negras entre esta cota da imigração americana na região de Americana SP. Ruth de Souza até hoje sofremos os efeitos negativos colaterais da perversa escravidão e abolição estéril que nos foi dada e imposta a nós. Apesar de toda contribuição histórica e econômica que demos a nação, ainda sofremos o racismo, preconceitos. Estigmatismos as desigualdades sociais e violência no nosso Brasil. Diz Benedito Octavio um dos Maiores gênios brasileiros "Que a ignorância a ganância e o cinismo são os maiores geradores da ciência da miséria humana" A Atriz ex-cotista Ruth de Souza. "ERRAR É HUMANO E PERMANECER NO ERRO É DESUMANO" principalmente a insensibilidade contra os seus?
Maria Negrissima da MNRRQ Mulheres Negras Revolucionarias e Revoltadas do Quilombo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Damm disse...

Perfeito Cire! Pensamento lógico cirúrgico!

Unknown disse...

Ainda ouvimos termos como preconceito racial, ao invés de preconceito étnicos.

Janne disse...

Estou aqui a partir de um sonho que tive, onde alguém postava a foto de uma pessoa negra e pedia para que outras a definissem... o primeiro comentário foi " é uma pessoa negra", o autor retrucou, " não, é um brasileiro". Acordei me perguntando qual seria o termo correto a ser usado. Ainda na cama fiz várias pesquisas. A questão de não existir raças humanas biologicamente falando, etnia precisaria de elementos culturais e regionais, então não poderia usar esses termos. Os americanos afrodescendentes preferem Black; já no Brasil preto é pejorativo, preferem negro, mas negro tem um fundo histórico pejorativo também. Enfim, assunto muito complexo e polêmico de ser abordado. Um gato sem raça definida tem diversas cores sem mudar a raça... Nem por isso seria algo questionável. Não sei por que ainda algo tão natural como a diversidade de cores é questionavel... não sou filósofa, tão pouco aprofundada nesse assunto. Na verdade nem gosto de entrar em discussões, mas esse sonho me deixou incomodada e mais me incomoda esse preconceito todo...

Proteção Animal disse...

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul