quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Agefis fecha 10 terreiros de umbanda e candomblé sem documentos no DF

Sem alvará de funcionamento, eles foram fiscalizados por causa do barulho. 
Presidente de entidade afirmou que locais não fazem atividade econômica.


A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) fechou dez terreiros de umbanda e candomblé em Planaltina nos últimos dias. Eles não tinham alvará de funcionamento e, segundo o órgão, foram fiscalizados porque vizinhos reclamaram do barulho.

Após ser notificado duas vezes, o terreiro de Mãe Noeli de Ossanhi, em Planaltina, foi interditado em fevereiro. Os atabaques estão cobertos e não podem ser tocados. O documento entregue pela Agefis diz que o local exerce atividade econômica sem alvará de funcionamento.

Segundo a Central das Religiões de Matriz Africana do DF, a Afrocom, existem em Planaltina mais de cem terreiros de candomblé e umbanda e pelo menos dez foram notificados. A presidente, Mãe Neuza de Souza, ficou incomodada com a classificação dos templos como locais de atividade econômica. “Não fazem atividade econômica, são filantrópicos”, afirmou.

A Agefis informou que a lei distrital de licença de funcionamento, de 2009, classifica os templos religiosos como exercício de atividade econômica. Por isso, eles também precisam de alvará de funcionamento.

Terreiros que não apresentarem o documento serão fechados. Pais e mães de santo reclamam da dificuldade para conseguir a documentação. A Administração Regional de Planaltina não estaria mais expedindo o alvará. O administrador diz que o documento só é emitido se for apresentado também o habite-se, que muitos imóveis não têm.

Fonte: G1.com.br

9 comentários:

ANA BROWN AND THE DOWNLOADER disse...

Desculpa, mas qual é o número dessa lei distrital? Sabem que isso pode ser objeto de mandado de segurança? Isso é patrulhamento ideológico de certos segmentos ditos "evangélicos" que querem impor a forma de pensar.Há a necessidade de processar.Não vejo outra forma que não processo judicial para resolver isso!

ANA BROWN AND THE DOWNLOADER disse...

E, se precisarem de advogado para mandado de segurança, eu faço de graça,pq estou revoltada com a postura da AGEFISm

Richard Christian disse...

estamos procurando os números pra postar aqui.

Unknown disse...

Sei cada um tem o livre abitreo para fazer o quizer neste mundo,porem que suas praticas nao prejudique a. Outro indiviuo. Ex se eu sou musico e constumo reunir uma pra ensaio ,e o meu gosto musical nao e o mesmo do meu vinho eu vou emcodar correto?o certo e eu construir um studio ,assim eu estarei resolvendo dois problemas.o que quero dizer com isso,eu nao ligo para a pratica o que me encomoda e o barulho e o cheiro forte de insenso ,por que vcs nao fazem um ambinte feixado com isolamento acustico e com um exaltor de fumassa isso resolve varios problemas vcs continua com a pratica ,e com os clientes e com os vizinhos sem reclamar.

Richard Christian disse...

engraçado que as igrejas evangélicas fazem questão de promover o maior barulho possível em suas práticas, mas não são alvo da polícia. coincidência?

Unknown disse...

E ,infelizmente estamos falando de encomodo ,e quando citei a questao do baruulho existe a lei q permite ate um certo horario ,nao se pode ficar ou passar da meia noite agora me explica ai Ricardo os trabalhos sao feitos amaioria das vez por esse horario vc entendeu como eu citei todos nos temo um dieito e dever ,direito ao livre arbitreo e o dever de fazer o bem e respeitar ao proximo nao impororta entidade ou religiao .eu conheco historia de igreja evangelica que feichou por conta do barrulho e ue sou a favor ate mesmo por que o nome de Deus tem que ser com exemplo e nao como tormentó um abraco espero que comprinda o meu ponto de vista.

Richard Christian disse...

1 igreja em comparação com quantas que desmandam sem crítica? e com quantos terreiros perseguidos?

Unknown disse...

Gostaria de saber fazer quando uma mãe de saanto agride um um filho, e o ameaça de morte, como agir nesta situação, a algum órgão que é responsável por isto, como fazemos para entrar em contato

Rita de Cassia disse...

Prezados, boa tarde

Gostaria de fazer uma denúncia anônima, pois tenho medo de represálias. Já fui ameaçada pela "dona" do terreiro.
Situado à Rua Brauna, 108, Jd. do Estádio, Santo André/ SP.
O centro funciona ilegalmente. Sem alvará, sem as mínimas condições de segurança, risco de incêndio, por causa das velas. Há matança de animais. Trabalhos são cobrados. Perturbação com o barulho.
A denominada mãe de santo, Sra. Creuza Oliveira, trata com desdém, quem tenta a orientá la, para o bom funcionamento do terreiro.
Peço aos senhores, que são responsáveis pela Federação e órgãos públicos, por favor tomarem tal providência.
E peço mais uma vez, que meu nome não seja citado. Pois o neto e esposa, que também trabalham no centro, dessa Dona Creusa, já me ameaçaram, quando indaguei sobre a irregularidade.

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul