segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mais racismo no Facebook

Mais demonstrações de racismo pelas redes sociais. Ao criarmos nossa página do Ofensiva Negritude no Facebook como veículo de denúncia da discriminação racial e de valorização da cultura negra compartilhamos uma imagem com legenda desrespeitosa contra as mulheres negras e o cabelo afronatural, que acabou em seguida causando a "revolta" de Igor Otávio, um membro que provavelmente adicionou a página apenas para responder à denúncia.

Imagem original denunciada

"Revolta" do leitor "não-racista" na página


Não deixem de denunciar qualquer página racista em http://safernet.org.br/site/denunciar

4 comentários:

Taisa Ferreira disse...

Ele só um pouco ignorante e não consegue perceber o que significa identidade e o que significa o desrespeito a isso. O cabelo crespo da mulher e homem negro faz parte dessa identidade, mas ele como um alienado que aparenta ser é ignorante demais para compreender o que é construção de si, subjetividade, identidade e coisas que vão diretamente ao entendimento de que a imagem é preconceituosa.

Débora disse...

Ai gente é melhor ver pelo lado engraçado... eu tenho cabelo crespo e não segurei a risada aqui. Não me senti ofendida. Nós costumamos rir de caricaturas. E nada mais é que um desenho com os traços marcantes exagerados. Não acho que essa divulgação estava direcionada pra agredir. Nosso cabelo requer cuidados diferentes e outra... tem gosto pra tudo. Temos que admitir que tem pessoas que curtem e outras não...
Eu dou risada quando lembro daquele leão com uma juba imensa do comercial do Seda e depois do shampoo... tcharan, lisinho. Era tão bobo! Relax!!!

Trajetos disse...

Olá, Débora.

Não quero impor uma verdade, longe disso. Mas, a questão posta, pelo pequeno fascista, não é rir de si mesmo. A visão que ele apresenta é unilateral e pejorativa a respeito da característica de um grupo. Esse cara é um representante de um grupo que está com ódio. Isto não é brincadeira, é ódio. Ódio que enfrentam, diariamente, meninas e meninos negros, e aqueles que assumem seu crespo, todos os dias em casa, na escola. A questão, e a pressão, por nos posicionarmos é tamanha, que boa parte de nós precisa justificar que não é "coitadismo", ô, palavra horrível, sendo que quem agride é o outro. Curtir ou não é uma coisa, usar a diferença para desvalorizar um grupo é outra, bem ofensiva e proposital. O que quero dizer é que ele não está sozinho. Quem é essa mulher da foto? Ele tem autorização para utilizar a imagem dela assim? Acredito que não. Goste ele, e a legião de intolerantes, existe a lei, existem direitos e nos provoco a cuidar e manter os diretos que nossos ancestrais conquistaram na paulada, no sofrimento. Sem lamentações, com ações, com respeito. As palavras são pontuais e explícitas, sem tom de brincadeira, sabendo que jocosidade é crime, sim. Como disse não quero impor uma verdade, mas trazer uma reflexão sobre como somos tratados quando não seguimos o padrão de brancura, não dito, mas vigente. Essa ofensiva é pelo posicionamento de muita gente que se assumiu. Lembrando Angela Davis, que fez niver, muitas mulheres deixaram seus black powers por serem comparadas a ela, ou seja, criminosas. Grata pelo espaço.

Danielle Akili disse...

MAS O QUE ELE TEM HAVER COM NOSSO CABELO ????
AAAAAAAAAAAFF !

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul