sábado, 26 de outubro de 2013

Yaya Touré pede boicote de jogadores negros na Copa do Mundo de 2018

Vítima de racismo na Rússia, país que sediará o próximo Mundial, volante disse ter ouvido gritos de macaco

Mais um caso de racismo em uma partida de futebol pode ser vista na vitória do Manchester City sobre o CSKA Moscou, na última quarta-feira (23, pela Liga dos Campeões. Foi o que revelou o volante marfinense Yayá Toure, do clube inglês. Vítima de gritos ofensivos por parte da torcida do time inglês, o jogador afirmou, em entrevista ao "Daily Mail", que os jogadores negros podem boicotar a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia.

O país, recorrente nesse tipo de situação, advertiu que, caso providências não sejam tomadas em relação aos torcedores russos continuarem insultando os jogadores, os atletas podem não disputar a competição.

"É um problema real aqui, algo que acontece o tempo todo, e é claro que eles precisam resolver o problema antes da Copa do Mundo. Caso contrário, se não tivermos confiança para ir à Copa do Mundo na Rússia, nós não iremos", disse Touré.

Quando pegava na bola, os russos imitavam sons de macaco para provocar o marfinense. Apesar de acusar a torcida do CSKA, o diretor de comunicação do clube russo, Michael Sanadze, negou tal insulto a Yaya. O clube também divulgou um comunicado oficial para esclarecer a situação.

"Nada de especial aconteceu. Ninguém mais, além Touré, ouviu alguma coisa", disse ele.

“Depois de termos estudado cuidadosamente o vídeo do jogo, não encontramos insultos racistas de torcedores do CSKA. Em muitas ocasiões, especialmente durante os ataques à nossa meta, torcedores vaiaram e assobiaram para colocar pressão sobre os jogadores rivais, mas, independentemente de sua raça. Por que o meio-campista marfinense tomou como tudo sendo direcionado para ele?”

Jogador do CSKA, o atacante Seydou Doumbia declarou não ter ouvido nada por parte da torcida. Segundo Doumbia, Touré está exagerando.

"Não ouvi nada assim (ofensivo) dos torcedores do CSKA. Sim, eles sempre fazem barulho e apoiam o time, tentando colocar o máximo de pressão possível sobre o adversário, mas eles jamais se permitiriam gritar cânticos racistas. Meu colega da Costa do Marfim está nitidamente exagerando", frisou.

Após o incidente, a UEFA, depois de receber o relatório do árbitro romeno Ovidiu Hategan e do delegado do jogo, abriram um procedimento investigativo contra o clube por comportamento racista dos seus torcedores e por causa de sinalizadores atirados no gramado.

Fonte: Yahoo! Esportes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul