quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dilma pede urgência para cotas no serviço público


A presidenta Dilma Roussef abriu na noite desta terça-feira (05) a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que tem como tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”. O deputado Edson Santos (PT-RJ), ex-ministro da Igualdade Racial, participou da solenidade.

Durante o evento, a presidenta anunciou que oficialmente pediu urgência ao Congresso para a análise do projeto de lei que estabelece reserva de 20% das vagas em concursos públicos para negros. Segundo ela, a medida tem um imenso potencial transformador para o país, e deverá servir de exemplo para os demais entes de federação.

Em seu discurso, a presidenta Dilma ressaltou a necessidade de tratamento simultâneo das questões raciais e sociais para tornar o Brasil um país mais igualitário. Nesse processo, ela destacou a importância do Estatuto da Igualdade Racial, que em apenas três anos de vigência provocou mudanças relevantes para o país. E agradeceu a contribuição do deputado Edson Santos, atribuindo ao parlamentar, então na condição de ministro, a costura do acordo para a aprovação do Estatuto no Congresso após dez anos de impasse.

Mais Médicos – A presidenta declarou que as comunidades quilombolas e indígenas são prioritárias para o Programa Mais Médicos, e que até março do ano que vem todas estarão atendidas. Por fim, Dilma destacou que o Governo Federal dará todo respaldo ao Programa Juventude Viva, que tem como objetivo enfrentar a violência contra a juventude brasileira, especialmente os jovens negros, principais vítimas de homicídio no Brasil.

Fonte: Deputado Edson Santos

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul