Em divulgação do abaixo-assinado online contra o racismo praticado pela emissora SBT em veicular piadas racistas em sua programação, eu pensei: "Agora veremos quem é quem, e os defensores de piadas racistas mostrarão a cara!".
Pois é. A primeira máscara que foi ao chão estava no rosto de ninguém mais, ninguém menos que do editor-chefe da Revista Raça Brasil. Isso mesmo, caro(a) leitor(a), André Rezende confessou publicamente na última seção editoral da Revista que "não viu nada demais na Mulher Feijoada, a não ser o fato de se autodenominar 'macaca' no fim de sua apresentação."
Para ele, "piadas" como dizer que a cor negra requer "fita isolante", que mulher negra é "mais assanhadinha", que "loiros de olhos azuis são melhores" ou que "pessoas negras precisam marcar com giz parte do corpo para ter uma relação sexual no escuro" não são o suficiente para nos causar qualquer indignação. Só faltou dizer que achou o "show" bem divertido e riu bastante.
O editor-chefe da Revista Raça Brasil demonstra total indiferença ao festival de racismo em canal aberto, não apenas por ser branco, mas por ser também insensível e alienado aos direitos humanos. Afinal, brancos e brancas também manifestaram seu repúdio ao racismo, alguns fazendo questão de comentar na Petição Online que são brancos totalmente contrários à ideologia de inferiorização racial e preconceito.
Sem dúvida, a posição ideológica desse editor mais se assemelha ao perfil da Revista Veja, por ser esta uma revista bastante aberta a opiniões "que variam bastante". É triste que justamente uma revista direcionada à comunidade negra admita em seu quadro editorial alguém que ao invés de incentivar e parabenizar a mobilização contra mais esse caso de violação de nossa descendência africana, seja o primeiro a criticar, desmotivar e ridicularizar nossa indignação. De fato, não merece o cargo que tem. E essa batalha está só começando, muitas máscaras ainda cairão...
André Rezende, saiba que para nós negras e negros, a fita isolante não serve como band-aid, e sim para calar a boca de pessoas como você. E isso não é uma piada.
1 comentários:
O Brasil, o ÚLTIMO PAÍS DO MUNDO a abolir a escravidão deveria ser mais sensível a esse tipo de "piada". É impressionante e desesperador que alguém possa dizer esse tipo de coisa em uma TV aberta em pleno século XXI e não sofrer consequencias severas. Já que autoridade alguma se manifestará e o tema do racismo é tratado com leveza do Oiapoque ao chuí, passa para nossas mãos a responsabilidade de fazer este "comediante"(e o SBT) pagar.
Talvez essa seja uma oportunidade valiosa para deixarmos claro que JÁ DEU, que agora TEMOS VOZ...
p.s.: Texto muito bem escrito. Parabéns.
Postar um comentário