terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ato Público e Abaixo-Assinado contra o Racismo na UFMA


Em virtude  caso de racismo ocorrido no COLUN/UFMA contra Wgercilene Martins o movimento negro e o movimento estudantil se organizaram para protestar contra o infeliz incidente realizando um ato público e um abaixo-assinado como repúdio e exigência de providências do caso.

O Diretório Central dos Estudantes 17 de Setembro convida a todos a organizarem-se em frente ao COLUN (Colégio Universitário), no dia 06 de fevereiro, ESTA QUARTA-FEIRA, ÀS 16 HORAS, e manifestarem seu repúdio a prática de atitudes racistas, em especial ocorridas dentro do espaço universitário.

Segue o texto do abaixo-assinado, que pode ser assinado aqui.


"Nós abaixo assinados, indignados com a agressão sofrida pela estudante do curso de Artes Visuais da UFMA Wgercilene Martins, que ocorreu no dia 28 de janeiro de 2013, a qual realiza um trabalho de ensino da Arte Africana e Afro Brasileira. O diretor do COLUN, Francicarlos Veras Cardoso e o coordenador do ensino médio Telésforo Reis a interpelou de forma desdenhosa na presença de alunos. O ponto culminante se deu quando o professor Telésforo pegou no cabelo crespo de Wgercilene Martins e sarcasticamente dizia: ‘- e isso aqui também é arte?Consideramos isso inaceitável,pois representa um ato de discriminação não só aos artistas como também a toda população negra na medida em que atinge um dos elementos de identidade dessa população que é o cabelo crespo. Discrimina a arte de matriz africana, objeto do projeto desenvolvido na escola, motivo pela qual solicitamos que o Reitor Dr. Natalino Salgado tome as providências necessárias para que este ato absurdo seja exemplarmente punido.

É inaceitável que o racismo, crime inafiançável, passível de prisão imediata e vestígio execrável da ignorância social seja reiteradamente afirmado no ambiente de uma Universidade. Durante a gestão do Reitor Natalino Salgado, diversos casos vem sendo registrados marcando um posicionamento de gestores e educadores, mas principalmente rasurando a memória e identidade dos estudantes atingidos. Por conta disso, peticionamos o apoio de todos contra ato tão indigno. "

2 comentários:

AnaLu Oliveira disse...

Vou compartilhar na minha fanpage Moda de Negona...essa será a minha forma de apoiar vcs nessa luta contra o racismo!

Richard Christian disse...

obrigado, AnaLu.

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul