quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Curiosidade: O primeiro rap que se tem notícia

Nos anos 80, um estilo musical popularizou-se ao redor do mundo. Essa forma peculiar de cantar, uma fala ritmada e com rimas ficou conhecida como rap, sigla de Rhythm and Poetry (ritmo e poesia). A música que deu o tiro de largada para o sucesso mundial do ritmo foi Rappers Delight do grupo americano Sugarhill Gang. Da década de 80 para cá, quase todo mundo aponta para a segunda metade dos anos 70 como o ponto de partida do rap. Uns dizem que veio da Jamaica através do DJ Kool Herc. Outros atribuem aos locutores de radio e djs da época.

Na verdade, o rap mais antigo que foi registrado em vinil data de 1967. Pigmeat Markham, o veterano artista de valdeville e ex integrante do grupo da dama do blues Bessie Smith, gravou em vinil uma música chamada “Here Comes The Judge”. Essa música nada mais é que um rap com linguagem chula, sobre um arranjo extremamente funky para a época.  


Pigmeat Markham nasceu em 18 de abril de 1904 em Durham, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.. Era cantor, dançarino, comediante, ator e compositor. Seu nome de batismo era Dewey Markham. Iniciou sua carreira como artista itinerante, participando de shows de valdeville e burlescos. 


No início da década de 1950, Pigmeat começou a ter participações esporádicas em programas de TV, culminando em diversas colaborações ao programa de Ed Sullivan.
Mas sua fama veio mesmo através do ator e cantor negro Sammy Davis Junior que convidou-o a participar de um de seus shows.

Devido ao sucesso dessa participação, Pigmeat assinou contrato para diversos shows e discos, tornando-se um ícone cultural ao divulgar a cultura musical negra do começo do século 20. Pigmeat Markham faleceu em 13 de dezembro de 1981.




Ouça um trecho do primeiro rap que se tem notícia, gravado em 1967: Pigmeat Markham – Here Comes The Judge. Via Cobra Negra

Pigmeat Markham - Here Comes The Judge .mp3
Found at bee mp3 search engine

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul