quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Uneb implanta História e cultura brasileira e africana: licenciatura inédita inicia aulas em março

A UNEB reafirmou mais uma vez seu pioneirismo na adoção de projetos de reconhecimento e valorização das populações negras. A partir do mês de março, vão ter início as aulas da primeira turma da licenciatura em história e cultura brasileira e africana, graduação inédita no país, que está sendo ofertada no Campus V da universidade, em Santo Antônio de Jesus.

O curso, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/Plataforma Freire), do Ministério da Educação (MEC), é executado na UNEB por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

A proposta de implantação da licenciatura foi apresentada pelo Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (Cepaia) da universidade e pelo grupo de pesquisa Firmina, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da instituição acadêmica.
“Apresentamos o projeto da graduação para o reitor Lourisvaldo Valentim e para o pró-reitor José Bites (Prograd), que abraçaram a ideia e submeteram-na à aprovação do colegiado do curso de história e do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus V no final do ano passado”, contou o diretor do Cepaia, Wilson Mattos, ex-pró-reitor da PPG. 


Segundo Wilson, que também exerce a função de assessor especial da Reitoria, a graduação contribui para a aplicabilidade da Lei federal 10.639/2003, que torna obrigatória a inclusão de temas relacionados à história e cultura afro-brasileira na rede pública de ensino do país.

“A UNEB tem promovido uma série de atividades, a exemplo de seminários, palestras e cursos de extensão, com as temáticas exigidas pela lei. Mesmo assim percebemos a carência de docentes nessa área e decidimos pela criação do curso”, explicou o diretor do Cepaia.

A licenciatura, com duração de três anos, é coordenada pela professora do Campus V Ana Rita Machado, que também está à frente do colegiado de história da unidade.

O objetivo do curso, segundo Ana Rita, é atender docentes do ensino fundamental e médio das redes municipais e estadual da região cadastrados no Parfor.

Neste domingo, dia 13, às 13h, ocorreu a seleção para a primeira turma da licenciatura. Cerca de 150 professores vão concorrer a 50 vagas. As provas, que foram aplicadas no DCH, integram o processo seletivo classificatório da Plataforma Freire (confira edital).

O curso de licenciatura em história e cultura brasileira e africana tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus.
Informações: Coordenação do Parfor na UNEB – tels. (71) 3378-6200 e 3288-1137.

Fonte: UNEB

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul