quarta-feira, 23 de maio de 2012

Educadoras em Alagoas chamam alunos de negros macacos. E o Governo faz o quê?


Alunos da Escola Estadual Fernandes Lima, no Sítio São Jorge, parte alta da cidade de Maceió, AL, promoveram nesta manhã de quarta-feira (23) um protesto contra a forma inadequada e equivocada pela qual duas interventoras indicadas pela Secretaria de Estado da Educação vem mantendo na condução da escola.
Os muitos meninos e meninas, fortemente abalados, reclamam da postura discriminatória das interventoras insistindo que elas estão na escola para educar e não para chamar a gente de negro, macaco e ainda oferece banana- relata um aluno.
O Estado de Alagoas deve ter como principio básico a produção de soluções políticas pedagógicas para o equacionamento dos conflitos gerados nos territórios do ambiente escolar e para que os mesmos não sejam contaminados por posturas racistas.
O estado de Alagoas tem o dever de propiciar um bem estar social que vá além do pão duro com manteiga, agora servidos como merenda na Escola Estadual Fernandes Lima.
O Estado de Alagoas precisa exercitar a aprendizagem das diferenças, como história intrínseca ao território alagoano.
O diálogo do estado de Alagoas com a cultura negra é estéril. Não gera resultados. A Lei n 10.639/03 é letra morta. Distanciou-se das escolas.
É crime ser preto em Alagoas!
E, como se posiciona o Ministério Público diante da denúncia pública na TV?
Qual a postura da Gerência de Diversidade da Secretaria de Estado da Educação?
Na quarta-feira , 23 de março, em Maceió, nas Alagoas de Palmares meninos e meninas da Escola Estadual Fernandes Lima deixaram de ser multidões anônimas da longínqua periferia  foram, na TV, protagonistas de sua própria história. Ocuparam as ruas reivindicando respeito como marca indiscutível dos paradigmas educacionais.
Apreendem o caminho da cidadania.
Alagoas de Palmares faz da intolerância educacional uma lição para ser soletrada.
E agora Governador?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul