O Kwanzaa é uma celebração afro–americana que tem início no dia 26 de Dezembro e fim em 1 de Janeiro de cada ano. Palavra africana derivada da frase kiswahili "matunda ya kwanza". Na África tradicional Kwanzaa representa as primeiras colheitas; na América do Norte e Caribe os participantes dessa festa são afrodescendentes.
O Kwanzaa envolve a reflexão sobre sete princípios básicos: a valorização da comunidade, das crianças e da Vida. Esta celebração está a espalhar–se lentamente pelos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Caribe e já se podem enviar postais a desejar “Feliz Kwanzaa”. Esta palavra significa "o primeiro, no início" ou, ainda, "os primeiros frutos", e pertence a tradições muito antigas das celebrações das colheitas na África. E foi ela a escolhida para representar esta celebração inventada por um homem, há 34 anos. Maulana Karenga é um professor e activista negro, actual director do Departamento de Estudos Negros da Universidade da Califórnia.
Prof. Dr. Maulana Karenga
- a reunião da família, de amigos, e da comunidade
- a reverência ao criador e à criação, destacadamente a acção de graças e a reafirmação dos compromissos de respeitar o ambiente e "curar" o mundo
- a comemoração do passado honrando os antepassados, pelo aprendizado de suas lições e seguindo os exemplos das realizações da história
- a renovação dos compromissos com os ideais culturais mais altos da comunidade como a verdade, justiça, respeito às pessoas e à natureza, o cuidado com os vulneráveis e respeito aos anciões
- a celebração do "Bem da Vida" que é um conjunto de luta, realização, família, comunidade e cultura.
- umoja (unidade)
- kujichagulia (autodeterminação)
- ujima (trabalho coletivo e responsabilidade)
- ujamaa (economia cooperativa)
- nia (propósito)
- kuumba (criatividade)
- imani (fé)
Fonte Wikipédia
Para saber mais acesse Site Oficial do Kwanzaa e o Site Oficial do Criador do Kwanzaa, ambos em inglês.
Vídeo daVila Sésamo (infelizmente sem legendas) que mostra a família de Tyler James Williams (o Chris, de Todo Mundo Odeia o Chris) celebrando o Kwanzaa.
Episódio da série Todo Mundo Odeia o Chris em que a fam´lia celebra o Kwanzaa. Na primeira parte há uma breve explicação sobre o caráter do feriado.
3 comentários:
Apesar que o que eu vou dizer não vem ao caso do tema,mas falando um pouquinho sobre a data que é celebrada pelos os povos africanos, que é bem legal vc ter abordado isto nesta postagem.
Bem...o seriado Cris ele é bem popular porque realmente aborda isso do prencoceito(muito colocado em quase todos os episodios) e o fato do Bulling ali presente.Eu realmente queria entender o que o roteirista quis ou quer passar .qual mensagem?
Seria um aviso?Ou mostrar a realidade que há ali,Ou zombar da raça negra?
Perola, No último episódio da série o Chris pretende deixar o colégio, aí o Caruzo fala pra ele, "que ia deixar de bater nele pois ele batia pq o chris se esforçava para não ficar no lugar que os brancos querem que o negro fique e deixando a escola ele seria um fracassado" então nao teria mais motivo para o Caruzo bater nele. Resumindo no fundo o Caruzo tinha inveja do Chris.
Postar um comentário