domingo, 5 de junho de 2011

Rio: monumento é pichado com inscrições de cunho racista


Prefeitura do Rio limpa monumento a Zumbi dos Palmares após ser pixado na madrugada deste domingo
Foto: Divulgação
Na madrugada deste domingo (5), o Monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, na Praça Onze, no Rio de Janeiro, foi pichado. A escultura da cabeça recebeu pichações na cor branca e a pirâmide da base foi marcada com inscrições de cunho racista segundo informações da assessoria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.
No local, os vândalos picharam dizeres racistas, como "invasores malditos macacos" e "fora safados africanos", e inseriram na base a figura de uma suástica. A cabeça do monumento recebeu tinta branca.
Segundo o secretário Municipal de Conservação Pública, Carlos Roberto Osório, o ato dos agressores é intolerável. "É inadmissível ter esse tipo de atitude no Rio. Não foi apenas uma simples pichação, mas um ato de racismo, com objetivo claro de vandalizar uma pessoa importante para o movimento negro. Não vamos tolerar uma agressão dessas a esse herói da nação", disse Osório.
Ele afirmou que pediu atenção ao Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, para que os culpados pelo ato sejam presos com rapidez. Perguntado sobre a possibilidade de manter policiais monitorando o monumento, alvo de constantes ataques, Osório disse ser inviável o policiamento do local.
"Não é possível por questões logísticas botar um policial em todos os monumentos existentes no Rio. O mais importante é identificar e punir esse tipo de agressor. Não foi uma operação simples. para pintar a cabeça do Zumbi, a pessoa teve que usar uma escada. Precisamos também da ajuda do carioca para denunciar esse tipo de crime", afirmou.
A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, com a Comlurb e orientação da Gerência de Monumentos e Chafarizes, realiza a limpeza do monumento no final desta manhã com previsão de terminar no início da tarde.
Também, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, apresenta ainda neste domingo queixa formal na Polícia Civil. O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, solicitou à Secretaria Estadual de Segurança prioridade nas investigações que possam levar à prisão dos vândalos.
A escultura da cabeça que representa Zumbi dos Palmares pesa 800 kg e passou recentemente por restauro e limpeza. Dentro de dois dias, a Secretaria de Conservação vai reparar todos os danso causados ao monumento. A reparação está orçada em R$ 60 mil

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul