sábado, 14 de abril de 2012

OAB Barretos apresenta primeira mulher presidente

A dra. Luciana Pena é a primeira mulher a presidir a OAB subsecção Barretos / Tininho Júnior

A advogada barretense Luciana Ribeiro Pena assumiu no dia 31 de março a presidência da OAB local. O então presidente Merhej Neto e o vice-presidente Almir Ferreira Neves foram desligados dos cargos para disputarem as eleições municipais de 2012. Pela hierarquia, a secretária geral assumiria a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil. “Eu já sabia que isso aconteceria desde novembro quando fui comunicada pelo presidente, mas agora é tudo muito novo e de muita responsabilidade”, disse Luciana.

Em novembro deste ano, acontecem as eleições para renovação da OAB, mas a advogada já adiantou que não é candidata. “Já dei minha contribuição e não tenho intenção de me candidatar”, afirmou. A primeira presidente mulher e negra da história da OAB Barretos nomeou para a vice-presidência o advogado Laércio Ataíde e para a função de secretária geral a advogada Elaine Mazieri. Dentre os projetos da nova presidente estão a continuidade dos cursos e palestras para advogados desenvolvidos também em parceria com a Escola Superior de Advocacia, comemoração de datas especiais e fortalecimento da OAB Mulher com atividades voltadas às mulheres advogadas.

“É muita responsabilidade, mas estou muito feliz”, disse. Estão nos planos da presidente melhorar o atendimento aos advogados e também garantir um melhor respaldo às pessoas que procuram a assistência judiciária (convênio firmado entre a OAB e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo). Nesta semana, a dra. Luciana Pena já visitou funcionários da OAB de Colina, Vara do Trabalho, Justiça Federal, Casa do Advogado e OAB do Fórum. Na próxima semana, estão previstas visitas a juízes, promotores, delegados e chefes de cartórios. “A intenção é colocar a OAB a disposição de todos e ajudar da melhor maneira possível”, afirmou. A 7ª subsecção da OAB Barretos que compreende a cidade de Colina conta com 700 advogados inscritos.

Raio X
A dra. Luciana Ribeiro Pena (OAB número 214.566) formou-se no na UNIP em Ribeirão Preto no ano de 2001. Fez pós-graduação em Civil e Processo Civil e trabalha como advogada desde 2003. Já prestou serviços em Ribeirão Preto e atualmente mantém um escritório em São José do Rio Preto. È filha de João e Vera Pena e irmã do Welington e Márcia.

1º presidente negro da OAB Brasil
Em toda história da OAB Brasil o único presidente negro foi o advogado Benedicto Galvão nos anos de 1940/1941. Hoje, ele será homenageado na Câmara Municipal de São Paulo em uma iniciativa da Comissão da Igualdade Racial OAB-SP.

Mulheres advogadas
A advogada Heloisa Dini foi a primeira mulher a presidir uma subsecção da OAB no Brasil, em 1986 na cidade de Sorocaba. Maria Immaculada foi a primeira a cursar uma faculdade de Direito e também a se inscrever na OAB-SP com o número 615, no ano de 1932 quando o voto feminino foi estabelecido no Brasil.


 Fonte: Áfricas

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul