domingo, 1 de janeiro de 2012

Federação expõe caso de racismo de Suárez no Inglês

Momento em que Luis Suárez (e), do Liverpool, teria dito palavras racistas ao francês Evra (d), do Manchester United (Foto: AP)

A Federação Inglesa de Futebol (FA, na sigla em inglês) divulgou neste sábado o relatório de sua comissão disciplinar que puniu com oito jogos de suspensão o atacante Luis Suárez, do Liverpool, por racismo. O documento de 115 páginas mostra que o uruguaio chamou o francês Patrice Evra de "negro" sete vezes durante o confronto contra o Manchester United, em 15 de outubro, pelo Campeonato Inglês.
De acordo com o relatório, Suárez, em sua defesa, afirmou que o uso da palavra "negro" é comum no Uruguai para se referir a pessoas negras e que seu uso não tem tom pejorativo. A comissão, porém, não aceitou a alegação do uruguaio, tida como "insustentável". O jogador, além de cumprir oito jogos de suspensão, recebeu uma multa de 40 mil libras, quase R$ 120 mil.
Conforme mostra o relatório da FA, Evra perguntou por que sofreu uma falta de Suárez, no que este respondeu, em espanhol: "Porque você é negro". Evra entendeu a expressão e desafiou o uruguaio a repetir aquilo, no que o uruguaio emendou: "Eu não falo com negros".
De acordo com a Federação Ingles, ela contratou especialistas em linguística, que apontaram que a linguagem usada pelo Uruguai poderia ser considerada racialmente ofensiva.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul