segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Procura-se negro no carnaval


Não é de hoje que críticos do desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro rejeitam a “invasão” de brancos no Sambódromo. Se a queixa for interpretada apenas como uma questão racial, não deixa de ser um preconceito. Brancos não saberiam sambar por causa da cor da pele? “Comunidades” só seriam habitadas por negros? A “invasão branca”, porém, pouco tem a ver com a cor da pele. É apenas uma maneira — talvez utilizando-se uma expressão politicamente incorreta — de se denunciar o grande negócio que virou o desfile. E que, hoje, basta ter dinheiro para se desfilar numa escola. 

Aos que se defendem dizendo que a venda de fantasias e, consequentemente, de um lugar no desfile, representam uma minoria de componentes de uma agremiação, recomendo uma visita aos sites oficiais das escolas cariocas. Em todos eles, é possível comprar o direito de desfilar. Não precisa saber sambar, não precisa ser identificado com a escola, não precisa conhecer o samba-enredo. Um turista sueco que esteja desembarcando hoje no Rio pode simplesmente gostar de um croquis e ter o dinheiro à mão para fazer parte da Ala Falcão e se fantasiar de “Academia Brasileira de Letras”, no enredo da Imperatriz Leopoldinense que, este ano, homenageia Jorge Amado. 

Na Portela, os diretores até se gabam disso e escrevem com todas as letras: “A menos de um mês do carnaval, o folião que pretende desfilar pela Portela pode comprar a sua fantasia. O internauta encontra os croquis das fantasias e os contatos dos presidentes de alas para negociar a aquisição das fantasias luxuosas e bem acabadas para o desfile do 2012.” 

Mas, pelo jeito, neste carnaval a questão da “invasão branca” deixou de ser uma metáfora e tornou-se verdadeiramente uma questão racial. A Vila Isabel, que pretende cantar a Angola em seu desfile, está sentindo falta de componentes que representem com fidelidade o povo do país homenageado e, ao lado do já tradicional anúncio de venda de fantasias, publicou um outro em que revela seu maior problema para este ano: “Vila Isabel abre inscrições para negros no carnaval 2012”. 

Segue aqui o anúncio na íntegra: “Com o enredo ‘Você semba lá... que eu sambo cá’, de autoria da carnavalesca Rosa Magalhães, a Vila Isabel pretende sacudir a Avenida e produzir uma grande festa em homenagem à Angola. Última a desfilar no domingo de carnaval, a escola está convocando negros e negras que se identifiquem com a História da nação africana e desejem fazer a diferença no desfile da azul e branca em 2012. Os candidatos precisam ser maiores de 18 anos e deverão se inscrever no barracão ou na quadra, entre 10h e 17h, de segunda a sexta-feira.” 

Daqui a pouco o Governo vai ter que estabelecer cotas raciais para que a escolas preencham suas alas. Pelo menos, o samba da Vila, de autoria de Arlindo Cruz, André Diniz, Evandro Bocão, Leonel e Artur das Ferragens, é lindo. Já é uma vantagem e tanto para o desfile deste ano. Ouça aqui embaixo o samba da Vila.


Fonte: O Globo

2 comentários:

Anônimo disse...

Rei Martinho Ganga Zumba da Vila?
Movimentos negros brasileiros fizeram protestos de desagrado contra famoso cantor e sambista Martinho da Vila, do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel uma das mais importantes do carnaval brasileiro, escola de samba do Carnaval Brasileiro e em 2012, com o enredo “Você Semba Lá… Que Eu Sambo Cá. do povo brasileiro) que nos versos O Canto Livre de Angola!”. Com uma exaltação maravilhosa a ANGOLA a pátria mãe da maioria (54% tem sangue africano-angolano em nossas aveias. Samba Enredo da Vila Isabel(Vibra, oh, minha Vila A tua alma tem negra vocação/Somos a pura raiz do samba/Bate meu peito à tua pulsação/Incorpora outra vez kizomba e segue na missão/africano ecoando, solo feiticeiro/Na cor da pele, o negro/Fogo aos olhos que invadem/Pra quem é de lá/ Forja o orgulho, chama pra lutar). Viva o povo de Angola e o negro rei Martinho enaltece e valoriza a cor negra e sua grande contribuição para este País, com a maior festa popular do Mundo que é o desfile das Escolas de Samba do Rio Janeiro e fala Rainha Ginga a Tia Ciata, numa beleza de espetáculo que emociona o povo e a gente, nota 10 para Vila Isabel e nota Zero O para Presidente Wilson Vieira Alves a carnavalesca Rosa Magalhães e principalmente o Presidente de Honra: Martinho José Ferreira o “Martinho da Vila” que se negaram a ouvir e atender as reclamações dos milhares de emails, cartas e ligações telefônicas e celulares para sensibilizar esses dirigentes. que seria um desprestígio para comunidade negra feminina serem excluídas as frente da bateria da Vila Isabel colocando um a rainha nipo brasileira (japonesa) e uma musa loira, com respeito a elas mas porque não por uma negra também e por coerência ao enredo exaltava a raça negra e negritude cultural África Angola Brasil. Apesar de esforços não foram suficientes par conscientizar estes dirigentes é lamentável que as crianças a juventude a mulher afro brasileira sofram estes preconceitos excluídas marginalizadas , humilhadas por aqueles que dizem ser defensores e nossos ídolos Martinho da Vila é uma vergonha e covardia , muito obrigado pelo desserviço ao resgate e valorização da raça negra.Rei Martinho Ganga Zumba da Vila? Mariana Benedita dos Santos ,Negra Bene. mariana.jornalista@bol.com.br

Anônimo disse...

Concordooo!!
Vergonha, covardia...
Sempre existiram capitões do mato.

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul