terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Quilombolas protestam e pedem ajuda a Dilma na Base Naval de Aratu‎

Integrantes da comunidade quilombola Rio dos Macacos, às margens da Baía de Todos os Santos, aproveitaram, na ultima segunda-feira (2), a presença da presidente Dilma Rousseff na Base Naval de Aratu, região metropolitana de Salvador, para denunciar que sofrem pressão da Marinha para deixar a área que habitam, localizada dentro da Vila Militar. 


Os 50 quilombolas protestaram no pier marítimo de São Thomé de Paripe com faixas cobrando "solução" para o conflito de terras que se arrasta desde a década de 1970, quando foi criada a base. Uma das frases acusava: "Marinha quer expulsar comunidade Rio dos Macacos". Em outras, pediam socorro: "Vai permitir isso presidente?" e "Dilma tem que nos ajudar". O grupo levou um bumba meu boi para o protesto, próximo ao muro entre a Praia de Inema, privativa da Base de Aratu, e a de São Thomé de Paripe. 
  
Os manifestantes alegam que ocupam a área desde a abolição da escravatura, há mais de 100 anos. A comunidade é formada por 500 famílias, das quais 43 vivem na área onde estariam acontecendo as ameaçadas por parte de fuzileiros armados, forçando a desocupação. 
  
"À noite, eles cercam nossas casas armados e encapuzados. Sabemos que são eles por causa da farda. A gente não dorme, cochila, porque temos medo deles invadirem nossas casas e nos matarem", conta a quilombola Rosimeire dos Santos. 
  
A Marinha nega a pressão ou qualquer tentativa de controle de acesso por parte de militares em relação à comunidade quilombola. Segundo a assessoria de imprensa da Marinha, na Base Naval de Aratu, a comunidade está localizada em um terreno que pertence à União, e a Justiça Federal determinou que os quilombolas deixem o local até março deste ano.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2009 Ofensiva Negritude All rights reserved. Powered by Blogger
Blogger Template by Anshul